Bolinho de maracujá da Vó

Por Thaís Jorge

É engraçado pensar que algumas comidas ficam registradas em nossas memórias muito mais pelas lembranças que evocam, do que pelo seu próprio sabor. Um simples bolinho de maracujá me faz embarcar numa gostosa viagem à infância, quando a minha maior preocupação era qual das minhas bonecas seria a namorada do Ken, o mauricinho bonitão. Mais do que isso, é esse doce que faz minha cabeça se encher de imagens da minha vó Neusa, a senhora que fazia o melhor bolo de maracujá do mundo e, de quebra, deixava minhas tardes muito mais alegres, ao servi-lo para mim e minhas companheiras, as Barbies, num lanchinho todo especial.

Antes de ter idade suficiente para entrar no Jardim I, ou seja, menos de 5 anos, eu passava o dia todinho com ela, minha avó, minha companheira, uma amigona de verdade, que não se importava de deixar a sisudez dos adultos de lado para entrar na brincadeira de criança. Na verdade, não tenho muitas lembranças dessa época da minha vida, mas é muito nítida a presença da Dona Neusa ao meu lado e, claro, do gostinho daquele inigualável bolo de maracujá. Engraçado isso, né?

Olha a gente aí! Eu e a vó Neusa só no chamego.

Já faz mais de 10 anos que minha avó faleceu, há um tempão não brinco de boneca, mas o bolinho não pode faltar. Vira e mexe, aquele cheirinho de maracujá toma conta da cozinha lá de casa e, é nesse momento, que sinto uma coisa diferente, maluca mesmo: uma dor aguda de saudade misturada a uma felicidade gigante de lembrar dos momentos que passei com a Vó Neusa.

Um bolo tão gostoso e simples de ser preparado, merece ser compartilhado! E aí, o que acham de se arriscar na cozinha pra fazer o bolo da Vó?

Ingredientes

– 3 ovos
– 5 colheres de sopa de margarina
– ¾ de xícara de polpa de maracujá
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento
-2 xícaras de açúcar

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas, a margarina e o açúcar. Acrescente a farinha, a polpa de maracujá, o fermento e as claras em neve.

Coloque a massa para assar por mais ou menos 30 minutos em uma forma untada e enfarinhada. Depois de assado, jogue por cima do bolo uma mistura de 1 polpa de maracujá com 4 colheres de açúcar. Se quiser que as sementes fiquem bem crocantes, leve ao forno novamente por, aproximadamente, 10 minutinhos.

O bolo fica mais ou menos assim, com essa cara deliciosa. Nhammm!

Pronto, agora é só provar esse bolo delicinha! Quem sabe essa receita não marca sua vida e paladar também?

Deixe um comentário

