Casa di Dante e os quitutes italianos de Leggieri

Por Débora Pinho e Thaís Jorge

Quem nos conhece ou já leu o blog, sabe que eu e a Débora somos doidinhas pelos cannolis (dá uma olhadinha aqui). E foi essa nossa doce paixão que nos levou à Cannoleria Casa di Dante, comandada pelo chef, descendente de napolitanos, Alexandre Leggieri. A casa está localizada no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, bem pertinho da Av. Paulista, e é super famosa por oferecer os tubos crocantes, preparados da clássica maneira siciliana.

Olha o cannoli de ricota aí! Esse é o mais famoso e tradicional canudo italiano.

Mas nem só de cannolis vive a Casa di Dante. Os fundos do antigo casarão, que um dia pertenceu a conhecida família Filizola, vive cheio de antigos e novos clientes, dispostos a provar os pratos quentes e os doces da charmosa casa. Entre os outros quitutes italianos, a sfogliatella preparada por Leggieri está entre as melhores da cidade. A sobremesa folheada que parece uma concha, é recheada com frutas cristalizadas e também agrada aos descendentes de italianos.

A casa conta com uma excelente carta de vinhos, oferece o tradicional licor limoncello e, a não muito conhecida, cerveja italiana. Além dos etílicos, o sommelier e barista Herbert Bierwagen, que é sócio de Alexandre, também prepara coquetéis de café e o expresso tradicionalmente italiano Segafredo Zanetti.

Licor limoncello e a doce sfogliatella

Por ter um espaço limitado, a cannoleria não tem muitos pratos quentes. Mas, neste caso, quantidade não é sinônimo de qualidade. O cardápio enxuto revela verdadeiras delícias com gostinho da Itália, como folhados, antipastos, queijos, pappa ao pomodoro e o arancino, o chamado acarajé italiano.

Ah, vale lembrar que a simpatia e o reconhecimento de Leggieri, que participou da primeira edição do bafônico O Mercado, são outros grandes atrativos da casa! Enquanto os clientes se esbaldam nos pratos e doces da Casa di Dante, podem bater um papo super descontraído com o chef. E não tem como negar que uma boa conversa deixa qualquer refeição muito mais gostosa, né?

Arancino: nhami!

Apesar de reduzido, com aproximadamente 14 lugares (no mês de julho a casa passará por uma reforma e ganhará um espaço coberto para mais 15 pessoas), a cannoleria é aconchegante e muito agradável. Em meio à movimentada região da Paulista, é a opção perfeita para dar uma pausa na correria e conhecer mais sobre a cultura italiana da maneira mais saborosa: pelo paladar.

Olha a dica de um almocinho completo e delicioso!

Mangia che te fa bene!


Serviço

Cannoleria Casa di Dante

Endereço: Rua Frei Caneca, 1071.

Telefone: (11) 3141-067

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 15h às 21h, sábado das 09h  às 15h. Não abre aos domingos e feriados.

Site: www.cannoleria.com

Anúncios

2 thoughts on “Casa di Dante e os quitutes italianos de Leggieri

  1. Pingback: Menu beneficente com Rolando Massinha e Alexandre Leggieri no Spago « Questão de Gosto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s